Treino funcional: emagrecimento, condicionamento físico e hipertrofia

Personal trainer explica os benefícios dos exercícios funcionais.

Muitas são as pessoas que desejam, além do emagrecimento, ter um bom condicionamento físico. Contudo, acreditam que é preciso vivenciar diversas modalidades esportivas para alcançar tal êxito.

Hoje aliar uma atividade física dentro da própria casa ou pelos arredores tornou-se um hábito. Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 30% dos brasileiros praticaram o nível recomendado de atividade física no lazer.

Para a alegria de todos os que buscam se exercitar dessa forma, o treino funcional é uma boa pedida, principalmente pela acessibilidade das séries e dos acessórios. Mas, o que seria o treino funcional? Entenda melhor sobre o assunto!

O que é treino funcional

O treino funcional é definido como uma junção de exercícios onde o principal elemento é a atividade mista entre o aeróbico e o anaeróbico. Ele é compreendido, pela maioria das pessoas, como um treino de circuito. Utilizam-se acessórios como corda, colchonete, step, ketlbell, ou seja, auxiliares mais acessíveis e que podem ser usados na própria casa da pessoa ou numa praça, quando os exercícios são orientados por um profissional que assiste a uma turma.

“A pessoa consegue realizar, dentro da mesma sessão, exercícios que favorecem tanto o condicionamento físico quanto o gasto calórico. Ou seja, uma relação entre a melhora do tônus muscular e o emagrecimento. Tudo isso numa única modalidade”, explica Alisson Lopes, personal trainer e criador do programa Eu Fit Brasil.

Para quem o treino funcional é indicado

A principal indicação é para aquelas pessoas que gostam de atividades dinâmicas na hora de se exercitar, que adoram suar, já que são aulas geralmente com uma frequência e intensidade de moderada à alta. O treino funcional é bem dinâmico, rápido, e dá um resultado fantástico no que se refere ao emagrecimento e condicionamento físico.

Condicionamento físico é o mesmo que ter o corpo escultural?

O sentido das duas palavras vai além. É quando uma pessoa busca por uma atividade física para se sentir mais disposta, subir escadas, morros, seguir até o trabalho e realizar as atividades sem se cansar.

“Numa atividade como a do Treinamento Funcional quem treina consegue, aos poucos, eliminar o cansaço, se transformando numa pessoa mais ativa, mais disposta, sem chegar à sua casa com aquele cansaço como se tivesse passado por uma maratona. Sem falar que o condicionamento físico é fundamental para a prevenção de doenças.”, esclarece o personal trainer.

Ganho de massa muscular

Quando se avalia o lado da estética, o treinamento funcional é uma ótima opção para a pessoa que busca um ganho de massa muscular, e isso se dá pela combinação do aeróbico com o anaeróbico. Ou seja, enquanto se reduz o percentual de gordura, consegue-se esse êxito.

“Vale lembrar que a alimentação da pessoa precisa estar adequada para a finalidade de aumento de massa muscular. Como é uma atividade que tem um gasto calórico alto, se ela não tiver um suporte proteico e nutricional adequado, ela pode vir a perder tanto a gordura quanto a massa magra”, avalia Alisson Lopes.

Para obter um treinamento adequado aliado a uma boa alimentação, além de um controle do estresse e suplementação quando necessária, a busca por um nutricionista se torna essencial. Há boas estratégias utilizadas ao longo do dia para diminuir o estresse como, por exemplo, os aplicativos de meditação. E mais: a assistência de um profissional de educação física no que se refere aos exercícios também é imprescindível.

“Além disso, é importante dormir. A qualidade do sono é fundamental, inclusive para a produção dos hormônios necessários ao corpo. Portanto, não é só gastar energia. É preciso descansar também.”, finaliza o personal trainer Alisson Lopes.

FONTE/CRÉDITOS:Redação | Doutor TV

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#