Atividade física: programa de exercícios para emagrecer

Vou te explicar a combinação de exercícios físicos para emagrecimento

O Brasil é o país mais sedentário da América Latina, conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 47% dos brasileiros são sedentários.

Várias doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabetes melittus tipo 2 e câncer, estão associadas a obesidade.

Outro agravante, os meses de confinamento têm levado muitas pessoas ao sedentarismo. Seja pelo tempo maior dentro de casa ou mesmo com o abre e fecha de academias. O isolamento social regrado às restrições de movimentação exige que todos nós a busca por alternativas no intuito de perder aqueles quilinhos obtidos na pandemia.

Mas para emagrecer, quais são as atividades físicas mais comuns e à disposição dentro das próprias residências ou nas imediações, como parques e praças?

Importância de um profissional

Para emagrecer, a pessoa precisa ter um programa de atividade física assistido por um especialista. Os treinos devem ainda ter uma combinação de exercícios que sejam específicos para cada pessoa.

“O treino pode ser feito em casa, ou em área segura como um parque ou praça. Contudo, é sempre bom ter o suporte online de um profissional”, explica o personal trainer e criador do Eu Fit Brasil, Alisson Lopes.

Combinação de exercícios para emagrecimento

Recomenda-se que a pessoa use em seu programa exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

Os aeróbicos são exercícios que trabalham a capacidade respiratória e pulmonar usando da sua principal fonte de energia, que é a glicose. Já os exercícios anaeróbicos promovem a força. A pessoa utiliza os agachamentos, as flexões, ou seja, são atividades de peso corporal.

“A combinação entre o aeróbico e anaeróbico tende a potencializar o resultado do emagrecimento”, esclarece o personal.

5 dicas de exercícios aeróbicos

A caminhada é um ótimo recurso de atividade aeróbica. Além de democrática, ela se torna essencial para iniciantes.

Outra atividade bastante popular é a corrida. Ela, porém, exige maior esforço do corpo.

O polichinelo serve para alongar e aquecer os músculos. Exige certa coordenação motora, mas dá para ser feito em casa, num parque ou praça.

Não podemos esquecer o sprint, que é um movimento de caminhada estacionária em velocidade. Ou seja, movimenta-se como se tivesse correndo, mas estando no próprio lugar. Eleva-se o joelho, o quadril, num movimento contínuo sem sair daquele espaço.

Por último há o burpee. Ele é um exercício corporal completo de flexão com salto. De gasto calórico excelente, é uma atividade habitual no crossfit. Contudo, ele é mais recomendado para alunos mais avançados.

5 dicas de exercícios anaeróbicos

Primeiramente podemos citar a flexão. Na academia utiliza-se algum aparelho como auxiliar, mas dá para fazer perfeitamente em casa.

Outro exercício é o abdominal. Para esse, tenha cuidado com a coluna. Procure fazer sobre um colchonete para ginástica.

Há o perdigueiro, em que a pessoa se posiciona de quatro com elevação dos membros superiores e inferiores. Quando se eleva o braço direito, a perna necessariamente a ser elevada tem de ser a esquerda. E assim por diante. Na academia há como praticar o exercício tendo auxílio de aparelho.

A tração da barra fixa, mais conhecida como puxada na barra, você pode fazer numa praça. Há diversas opções nesses locais.

O exercício da paralela também tem nas praças com muita disponibilidade. Com ele é possível fazer a flexão de braço e extensão de cotovelo, que trabalham todos os músculos do braço.

“Todos esses exercícios têm um potencial muito grande de resultado. Porém, para fazer um treino mais intensivo é importante que a pessoa tenha liberação do seu médico e orientação profissional de um educador físico”, finaliza o personal trainer Alisson Lopes.

 FONTE/CRÉDITOS:Redação | Doutor TV

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#